sergio-campos @ 16:41

Dom, 08/05/11

Na passada quarta-feira, dia 4 de Maio, realizou-se o segundo focus group para o documentário em que foram abordados os primeiros 2 temas deste: Media e bens culturais, e Web.

Durante a sessão foram feitas algumas perguntas sobre as temáticas (ver ficheiro de suporte) de forma a obter as opiniões dos participantes sobre os assuntos discutidos.

 

Um dos principais tópicos abordados foi o relativo aos bens culturais, o que são, onde existem, que gênero de bens culturais. A maior parte dos participantes referiu os bens culturais como acontecimentos do passado ou que remetem para uma existência do passado que se prolonga até aos dias de hoje, por exemplo, os descobrimentos, o Fado, o vinho do Porto, Fátima, os dialectos característicos de um certo país. No entanto, também foram referidos aspectos atuais, de produção de bens culturais e formação de novos bens e visões: assim sendo, foram referidos os media como transmissores e também como bens culturais.

 

Entrando dentro da temática dos media, a sessão fluiu para o cinema e televisão tendo sido outros tipo de media desvalorizados. (o intuito é de deixar que os participantes assumam o comando de forma a conseguirmos posteriormente analisar e reflectir sobre os temas mais debatidos).

 

“Os media constroem o que é ser Europeu.” 

(frase de um dos participantes do focus group)

 

Em termos técnicos foram respeitadas as planificações entregues anteriormente com uma alteração ao nível de captação de som, o som captado pela camera estática é proveniente de um microfone instalado no meio da mesa do focus group para assim garantir uma maior qualidade da captação do som.

 

Aqui fica um registo da preparação da sala para o Focus group com algumas fotos do espaço e equipamento e seguidamente o ficheiro de suporte à reunião.

 

 

 

 

 

  

      

        

 

 

 

 

 



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO