hugo-jp-araujo @ 01:28

Sab, 02/04/11

Porquê fazer a reflexão critica no dia seguinte?

Por um lado, à sexta-feira reunimo-nos com os orientadores para reflectir sobre o trabalho feito durante a semana, sendo os inícios das reuniões caracterizadas por um curto resumo da semana de trabalho. Assim sendo, a presente reflexão tem o intuito de reflectir acerca do processo de desenvolvimento das demos e, mais importante, fazer uma análise das dificuldades e desafios levantados durante a sua composição.

No que diz respeito ao documentário, produto base do projecto Eurágora, os grandes problemas que o grupo enfrentou estão relacionados com a resolução (em pixéis) dos vídeos. Ora, este problema surge, em parte, pela falta de experiência do grupo no que diz respeito à produção de conteúdo audiovisual. Ao desenvolver as animações no After Effects®, o grupo não teve em conta a resolução dos vídeos capturados nas sessões de focus group, o que dificultou a copulação entre os diferentes conteúdos.

No que diz respeito ao website de suporte ao documentário não se levantaram problemas relevantes, sendo que grande parte das aplicações que constituíam desafios foram resolvidas com a implementação de plugins e edição de HTML e CSS.

Quanto à demo funcional da plataforma foi utilizada uma versão trial, gratuita, para gravar o ambiente de trabalho (captação da montagem feita no Prezi para inserção de tooltips), o que dificultou o processo de exportação da mesma para o Youtube, devido à existência de uma marca de água que ocupa grande parte do ecrã. Assim sendo, decidiu-se editar o vídeo captado no Premier Pro® e com a utilização de uma mask layer tornar visível somente a área de interesse. 

Como resultado, a qualidade do vídeo diminuiu consideravelmente. Porém, o professor Jorge Ferraz aconselhou-nos a publicar o vídeo em qualidade HD com a marca de água, dando as duas opções de visualização.

Apesar dos problemas com a demo do documentário, o grupo está satisfeito com o desenrolar do projecto e motivado para o que falta, já que o objectivo sempre foi desenvolver novas capacidades técnicas, neste caso, optando por trabalhar com software com o qual não estão familiarizados.

Como resultado da reflexão o grupo publicou uma nova versão da demo técnica/funcional do vídeo que inclui uma breve descrição das animações e efeitos utilizados. Para visualizar a nova versão basta reproduzir o vídeo anteriormente embebido na entrega de ontem.

 

Demo funcional da plataforma (marca de água)

 


Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO