vpmoliveira @ 21:00

Qui, 31/03/11

Uma vez que o nosso projecto tem duas vertentes bem definidas (o documentário e a plataforma de partilha),  foram criadas demos para cada um dos componentes. 

Para o documentário o grupo procurou implementar na demo funcional /técnica  todas as dimensões que irá necessitar no futuro para o documentário: tratamento e montagem de video real e de efeitos sonoros assim como o desenho e animação de infografias. 

Assim, foram incluídos no trailer que serve de demo funcional e técnica alguns excertos de vídeo dos focus group realizados internamente, com o devido tratamento (apesar da qualidade do vídeo estar comprometida pela exportação dos mesmos com grande compressão), assim como efeitos sonoros e infografias totalmente desenhadas e animadas pelo grupo no After Effects, demontrando assim o  domínio sobre as ferramentas estudadas aquando do exercício “requisitos funcionais e viabilidade técnica”.

Esta demo subdivide-se em áreas que se intercalam no decorrer do vídeo.

Principais trechos:

1. Créditos iniciais;

2. Montagem;

1. Créditos iniciais

Neste trecho de abertura do “trailer” foram implementadas animações de layers de texto que se pretendem implementar futuramente na realização de cada uma das 5 partes do documentário.

Foram utilizadas animações ao nivel da opacidade e escala.

Depois do aparecimento das primeiras duas sequências de texto surge outro bloco de texto, através da rotação da camera utilizada no programa.

Pertende-se que estas animações estejam presentes nos vídeos a realizar.

Note-se que em todos os trechos da demo foram utilizadas cameras existentes no programa utilizado (Adobe AfterEffects CS5), assim como luzes de forma a criar profundidade de campo, como efeito visual.

 

2. Montagem 1ª sequência

Este trecho refere-se à montagem de animações, gráficos e/ou texto, com pequenos trechos de vídeo seleccionados das reuniões de focus group interno realizadas.

2.1. Sequência com trecho de vídeo do focus group (1)

Animação inicial de texto com palavras-chave e sequência com vídeo do focus group

2.2. Gráfico animado

Nas diferentes partes do documentário pretende-se mostrar gráficos estatísticos animados que cativem os espectadores a olhar para os dados de outra forma.

Na sequência seguinte surge então um gráfico animado dinamicamente sem um contexto específico de utilização.

nota: Na produção desta sequência foram implementados alguns scripts utilizando a linguagem JavaScript.

2.3. Sequência com trecho de vídeo do focus group (2)

Tipos de animação semelhantes com palavras-chave diferentes.

2.4. Animação de texto

Animação do tipo Kinetic com algumas palavras e expressões referentes à temática da Europa e do que se irá desenvolver nas reuniões de focus group.

2.5. Símbolos representativos

Utilização de simbologia representativa das 5 temáticas que se pretendem abordar.

As animações presentes conjugam manipulação de texto com as animações de cada um dos símbolos gráficos, existindo efeitos de transição para cada um dos ecrãs.

De seguida os símbolos gráficos são “somados” e surge a palavra Europa.

O grupo teve a preocupação de criar animações que pudessem ser reutizadas, ou seja, que possam ser integradas no documentário final (como, por exemplo, as animações relativas a cada um dos temas). 

Através de um efeito de escala com o intuito de simular uma aproximação da câmara ao stage, para fazer a transição para o ecrã final com uma animação com o texto Eurágora e um efeito de desdobramento de papel.

 Aqui está a nossa demo funcional e técnica do documentário: 



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO