pedrovitoria @ 20:37

Qui, 31/03/11

Em relação à plataforma de partilha, construímos duas demos: a funcional e a técnica. 

 

Demo funcional

Como demo funcional e gráfica da plataforma, realizamos um mockup, que posteriormente integramos no Prezi para conseguir um efeito animado e dinâmico e gravamos com um software de captura de ecrã para melhor dar a entender o a interacção e o funcionamento da plataforma. 

Representamos no mockup cinco ecrãs, com uma estrutura comum: o menú, com a Home, os cinco temas do documentário que representarão áreas de discussão e o Making off, os botões de Ajuda, Contactos e Registo, a barra de pesquisa, o formulário de Login, uma descrição do projecto e uma nuvem de Tags. 

Home tem uma estrutura se assemelha ao Making off: documentário em destaque, seguido pelo sistema de rating, pelos botões de partilha em redes sociais e pelos comentários).

 

A Ajuda, com o mapa do Mapa do site, algumas indicações de como utilizar a plataforma, e algumas perguntas frequentes. 

A página de resultados de pesquisa,  que resulta de uma pesquisa na barra preprarada para o efeito, ou pelas Tags presentes em todas as páginas. Surge uma introdução dos resultados com a palavra pesquisada, destacada, e a possibilidade de ver o restante post. 

O formulário de registo com os dados a ser introduzidos pelos novos utilizadores (que será seguido de um email de confirmação. Em vez disso, o utilizador pode fazer login directo com a conta do Facebook. 

Depois de registado, o utilizador tem um perfil com as informações introduzidas no registo. 

Na página de cada tema, encontram-se todas as publicações feitas pelos utilizadores sobre esse tema, com comentários e a possibilidade de partilhar. 

Os utilizadores registados podem adicionar mais conteúdos. 

As publicações têm um título, podem ter texto, e existe ainda a possibilidade de inserir imagens, ficheiros ou vídeo. 

Para adicionar vídeo, há duas opções:

Upload directamente dos ficheiros do utilizador, 

ou publicação de um URL de um vídeo do Youtube. 

 

 

 

Segue uma apresentação em vídeo com as mockups, que mostra como funciona a nossa plataforma. 

 

 

 

Demo técnica

Assim como na demo técnica do documentário, o objectivo da demo técnica da plataforma era perceber se o grupo consegue manusear o CMS escolhido, Wordpress, modificar o necessário no template para aplicar o grafismo que será especificado na próxima fase e instalar os plugins necessários à implementação das funcionalidades que necessitamos. 

O grupo tomou como base o template de origem do Wordpress, pois não tem quaisquer restrições quanto a aplicações a implementar, factor que constatamos que acontecia em alguns templates. Alteramos o template a nível de HTML e CSS de forma a dar um aspecto gráfico mais característico, mas ainda longe do final, uma vez que ainda não fizemos especificação gráfica. 

Implementamos também algumas das funcionalidades que precisamos.

Em primeiro lugar, instalamos um plugin de rating, o Rating-Widget Plugin, que permite classificar uma publicação (no caso, o trailer) de um a cinco e permite também classificar os comentários pelo sistema de gosto/ não gosto.  Este plugin permite estas 2 opções de rating tanto para os posts como para os comentários.

Instalamos também o plugin WP-FB-AutoConnect que permite, por um lado, fazer o login por uma conta já existente no Wordpress (posteriormente implementaremos um sistema de registo) e fazer login através da conta Facebook. Através deste sistema, o plugin cria automaticamente um registo no Wordpress associado a esta conta quando é efectuado o login pela primeira vez. Neste plugin foi necessário o registo do nosso site na área de developers do Facebook para obtenção de um código para autenticar a nossa aplicação.

Por fim, implementamos um sistema que permite o upload de ficheiros nos comentários: Easy Comment Uploads.

Este plugin permite o upload de vários tipos de ficheiros ( imagens, vídeos, pdf, etc ) para a plataforma. 

No futuro iremos aprimorar esta funcionalidade inserindo um leitor de vídeos para que o vídeo fique imediatamente disponível para visualização na plataforma, e não seja necessário o download. 

 
Aqui está a nossa demo técnica implementada, e será esta a base para a nossa plataforma. 
(Na home page está o nosso trailer, a demo funcional e técnica do documentário, e no tema "Media e Cultura" encontra-se também um vídeo para testar se o sistema de legendas do Youtube funciona correctamente alojado noutro local). 
 
 
 


Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO