pedrovitoria @ 23:41

Dom, 13/03/11

 

No passado dia 10 de Março, quinta-feira, realizou-se a quinta sessão de orientação com os professores orientadores de projecto. A reunião teve a duração de, aproximadamente, uma hora e trinta minutos.

 

Tal como havia sido combinado na reunião anterior, o professor Vania Baldi esteve presente fisicamente na reunião. A presença do professor Vania revelou-se importante na medida em que, pelos seus conhecimentos na área da Sociologia, nos ajudou a perceber alguns pontos da actualidade europeia que seria interessante abordar nas reuniões com o focus group tais como os “conflitos” entre Portugal e Espanha, a figura de Durão Barroso como símbolo da Europa para os portugueses e os clichés que associamos a outros países (quanto aos clichés, fica uma produção audiovisual de Cedric Villain que aborda este tema de uma forma bastante divertida).

 

 

Antes mesmo de se iniciar a reunião propriamente dita, pusemos o professor Vania a par do estado de desenvolvimento do projecto, explicamos-lhe o objectivo do focus group e fizemos o habitual briefing do trabalho realizado desde a última reunião.

 

Posto isto, passou-se ao tema “Focus Group” – que, pela sua novidade, tem levado o grupo a pesquisar e, mais recentemente, a ler alguns tópicos do livro “Focus Groups - theory and practice”. O grupo tratou de redigir e enviar o e-mail de recrutamento para os alunos erasmus cujos contactos foram disponibilizados pelo GRI e de requisitar o material necessário às filmagens das reuniões com o grupo, enviando e-mail para o Sr. Veiga. Os professores orientadores sugeriram que, antes de passarmos às reuniões com o focus group, fizéssemos uma reunião com um grupo interno por forma a aprendermos a lidar com determinadas questões como a motivação, a moderação e controlo dos participantes, e tomar consciência de possíveis problemas /entraves que possam surgir durante as sessões não só pela estrutura dos encontros mas também pelo tema e a complexidade que este pode adquirir. Sendo assim, marcaram-se reuniões internas para os dias 15 e 17 de Março. 

 

Terminada a reunião, ficamos de “recrutar” elementos para participarem no focus group interno, sendo que não convém que sejam amigos directos de nenhum de nós, por forma a manter uma determinada distância comportamental (para que ninguém se sinta pressionado ou intimidado pelas suas opiniões).

 

Os resultados destas reuniões vão ser aqui descritos.

 

 Anexos: E-mail enviado ao Sr. Veiga requisitando o material para as filmagens.pdf



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO