vpmoliveira @ 20:07

Ter, 08/03/11

 No passado dia 4 de Março, Sexta-feira, realizou-se a quarta sessão de orientação com os orientadores de projecto.
O orientador Vania Baldi, que se encontra em Lisboa, ligou-se através do skype (se não fossem as novas tecnologias da comunicação onde estaríamos hoje? ) com o grupo de forma a acompanhar em tempo real todos os aspectos discutidos, sendo que na próxima Quinta-feira estará presencialmente com o grupo.


Começou-se por uma pequena conversa sobre a avaliação do módulo 1 de Projecto, briefing e estado da arte, na qual foram focados e aconselhados aspectos a melhorar na abordagem da avaliação, procedendo-se à correcção dos erros cometidos. Desta pequena conversa os orientadores aconselharam o grupo a definir objectivos precedentes à entrega das tarefas, de forma a sincronizar a idealização da tarefa por parte do grupo com o que é efectivamente necessário fazer. Assim sendo, definir os objectivos das tarefas a entregar torna-se crucial de forma a adequar as mesmas ao teor do projecto.


Como forma de organizar o (escasso) tempo e como “barco salva-vidas” o grupo construiu tabelas nas quais são referenciados os requisitos e objectivos a atingir, especificando-se nos dois grandes grupos do projecto, o documentário e a plataforma web. Posteriormente irão ser publicadas estas tabelas.


Após a re-organização e aconselhamento dos orientadores, discutiu-se qual a melhor estratégia de abordagem aos alunos Erasmus que irão integrar o focus group. Em consequência foi enviado um email para o GRI (Gabinete de Relações Internacionais) da Universidade, após conversa telefónica com o mesmo a clarificar o que é o projecto Eurágora e o que é pretendido fazer com os contactos requisitados.
O focus group será constituído por 9 alunos: 6 portugueses – 3 que já tenham estado em Erasmus e 3 que não - e 3 estrangeiros de diferentes locais da Europa. Foi pensado que era importante e conveniente tentar sincronizar os locais de proveniência dos Eramus com os locais de destino dos estudantes portugueses que já frequentaram o programa, para facilitar e incentivar o diálogo entre o focus group, facilitando os processos de comunicação e debate pretendidos.

Reflectindo sobre o ponto em que se encontra o projecto, a agilização dos processos de trabalho de forma a melhorar a gestão de tempo e o desempenho do grupo, o agendamento das tarefas, conjugando as entregas referentes à disciplina de Projecto, as reuniões do focus-group, a especificação das necessidades técnicas e a realização de cada um dos módulos do documentário, é de facto uma tarefa crucial para encontrar o Norte! (esperamos que ainda tenhamos tempo para dormir no meio deste aglomerado de variáveis :P)


Quarta-feira entregaremos a calendarização detalhada aos orientadores, e logo que esteja definitivamente definida, colocamos aqui no blog.

 

Aqui está um pequeno resumo da excelente reunião de dia 4 de Março:


• Pequena conversa acerca da avaliação do módulo 1 de Projecto – briefing e estado da arte; aconselhamento acerca do modo de abordagem ao mesmo e correcção de erros cometidos; conselhos acerca da definição de objectivos precedentes à entrega das tarefas com vista a realiza-las de acordo com o teor do projecto;
• Ajustamento dos requisitos de Projecto com os requisitos do nosso trabalho;
• Discussão acerca da melhor forma de abordagem aos alunos erasmus que farão parte do focus group por forma a conseguir gerir o tempo da melhor forma;
• Aconselhamento por parte dos orientadores no sentido de agilizar os processos de trabalho para uma melhor gestão do tempo;
• Calendarizar todas as tarefas, reuniões de Focus Group;
• Envio de e-mail com pedido de colaboração na identificação de alunos afectos pelo programa Erasmus para o GRI (Gabinete de Relações Internacionais);

 



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO