pedrovitoria @ 16:00

Qui, 24/02/11

Infografia da National Geographic (7 billion) (link)

Este vídeo é uma infografia realizada pela National Geographic que mostra a evolução da população mundial através de simples dados estatísticos. A informação é mostrada de uma forma clara, directa e simples (quatro cores distintas e alguns gráficos), usando metáforas apelativas e esta é a grande força deste vídeo: capta a atenção do espectador.

Return to Europe (link)
Este documentário realizado por Martin Traxl e Nikolaus Wisiak, dá a conhecer ao Mundo a região dos Balcãs de uma forma aprofundada e com a visão do povo. É composto por 10 episódios, um correspondente a cada país, o que faz dele um documentário muito extenso ( aproximadamente 10h ) o que pode desmotivar até o espectador mais faminto de cultura do sudoeste europeu.

 

Europe and You (2009) (link)
Este é um produto realizado pela Comissão Europeia, datado de 2009. O objectivo do vídeo é transmitir a contribuição da União Europeia para os países membros, lançando alguns tópicos.
Os dados são mostrados de forma clara, e tem como aspectos positivos o uso de gráficos juntamente com imagem real, usando metáforas visuais interessantes. Tem a desvantagem de só lançar preposições sem mostrar dados justificativos.
Numa fase em que frequentemente se põem em causa os benefícios de adesão à UE, e o que esta tem feito pelos países, este vídeo pode surgir como uma resposta eficaz, e chama públicos-alvo que não chamaria noutro contexto.

 

Europe and You (2010) (link)

Este vídeo foi criado no mesmo contexto do anterior, mas no ano seguinte. A juntar às forças / fraquezas do anterior, achamos interessantes os separadores dos vários temas com uma consistência gráfica interessante entre eles, utilizando a metáfora do origami, assim como a forma como se “abriam” para apresentar o tema.

 

The growth of the Euro Area (link)

A grande força deste vídeo, que mostra o crescimento da União Europeia, é a utilização da tecnologia 3d que, associada à metáfora da construção pontes para simbolizar a crescente união, cria um efeito visual muito interessante e belo.

A mensagem é forte, e a imagem complementa muito bem a mesma, captando a atenção de quem vê para a ideia que se pretende transmitir.

 

200 countries, 200 years, 4 minutes (link)
Documentário com a intervenção de Hans Rosling que possibilita a expansão da mente e a reflexão directa acerca de como a população evoluiu desde o passado, qual a situação presente e as tendências para o futuro, que são normalmente preocupações cada vez mais presentes em cada individuo que é pro-activo e modificador do seu próprio destino. A demonstração flexível e divertida, torna atractivo um processo de divulgação normalmente estático e unicamente informativo. Apesar do uso de dados estatísticos acerca do passado, presente e suposto futuro, a interacção e dinâmica da demonstração dos mesmos torna o processo de percepção mais eficaz. O carácter lúdico e palpável do documentário esconde uma mensagem muito importante: o Mundo sem estatísticas e reflexão torna-se confuso, mas através das mesmas conseguimos tomar controlo sobre as nossas vidas e ver o Mundo no seu verdadeiro aspecto. A utilização das novas tecnologias, neste caso, da realidade aumentada e edição vídeo é um aspecto diferenciador.

Apesar da grande atractividade visual e o dinamismo presente em toda a duração do vídeo, consideramos que a rápida transição dos conteúdos pode por em causa a eficácia da transição dos conteúdos para o público-alvo. O público-alvo a atingir também se pode tornar muito restrito.


The Lisbon Treaty's Social Side (link)
O video trata-se de uma infografia produzida pela European Anti-Poverty Network (EAPN) Ireland, e através da exposição dinâmica de conteúdos e informações textuais, apoiados por simbologia adequada a cada afirmação, de um assunto de certa forma desinteressante, pelo menos para a maior parte da população, consegue-se atrair a atenção dos mais desinteressados. A forma como os conteúdos se interligam e a constante indagação acerca das vantagens e desvantagens da temática em questão, cria o sentimento de curiosidade e a vontade de dar opinião e debater. A bipolaridade dos argumentos é bastante importante para fomentar a discussão e argumentação.

Corre-se o risco de descentralizar o objectivo do projecto, de maneira que a mensagem não se consegue transmitir, devido à focalização no grafismo e não nos conteúdos.

 

Inovation Union (link)
A Inovation Union é uma das iniciativas da Comissão Europeia e tem por objectivo aumentar as condições e o acesso a financiamento para a investigação e inovação na Europa, para garantir que as ideias inovadoras de transformem em produtos e serviços que criam o crescimento dos empregos. O vídeo incorpora diferentes tecnologias e no geral inova quanto à demonstração de conceitos e objectivos na Europa, no entanto, torna-se um pouco vago.

 

A completar os textos anteriores, encontra-se em anexo um documento pdf com a definição dos produtos analisados no levantamento do estado da arte e a tabela da análise swot realizada: 

 

Levantamento do estado da Arte.pdf

Análise SWOT do Estado da Arte

 Análise SWOT

 

 

Analisando todos os vídeos anteriormente citados podemos retirar algumas conclusões que, confrontadas com a nossa missão, visão, valores, cultura e personalidade associadas, e com a análise SWOT que realizamos do nosso projecto (ver Pressupostos iniciais e análise SWOT do projectoEuragora.pdf), nos ajudou a compreender quais os nossos objectivos e aquilo que queremos realmente por em prática no projecto Eurágora.

Os dados estatísticos recolhidos serão transmitidos através de infografias simples e claras, que captem a atenção do espectador. Integraremos, a cada uma das partes do vídeo, testemunhos que darão um carácter fidedigno e de interacção do público-alvo ao documentário. Por fim, e uma vez que é uma característica que nenhum destes produtos analisados possui, daremos destaque à plataforma de partilha e discussão do documentário e do tema associado. Este é, de facto, o nosso ponto forte: o carácter interventivo e participativo que o documentário tomará. 



De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO