pedrovitoria @ 16:00

Qui, 24/02/11

Infografia da National Geographic (7 billion) (link)

Este vídeo é uma infografia realizada pela National Geographic que mostra a evolução da população mundial através de simples dados estatísticos. A informação é mostrada de uma forma clara, directa e simples (quatro cores distintas e alguns gráficos), usando metáforas apelativas e esta é a grande força deste vídeo: capta a atenção do espectador.

Return to Europe (link)
Este documentário realizado por Martin Traxl e Nikolaus Wisiak, dá a conhecer ao Mundo a região dos Balcãs de uma forma aprofundada e com a visão do povo. É composto por 10 episódios, um correspondente a cada país, o que faz dele um documentário muito extenso ( aproximadamente 10h ) o que pode desmotivar até o espectador mais faminto de cultura do sudoeste europeu.

 

Europe and You (2009) (link)
Este é um produto realizado pela Comissão Europeia, datado de 2009. O objectivo do vídeo é transmitir a contribuição da União Europeia para os países membros, lançando alguns tópicos.
Os dados são mostrados de forma clara, e tem como aspectos positivos o uso de gráficos juntamente com imagem real, usando metáforas visuais interessantes. Tem a desvantagem de só lançar preposições sem mostrar dados justificativos.
Numa fase em que frequentemente se põem em causa os benefícios de adesão à UE, e o que esta tem feito pelos países, este vídeo pode surgir como uma resposta eficaz, e chama públicos-alvo que não chamaria noutro contexto.

 

Europe and You (2010) (link)

Este vídeo foi criado no mesmo contexto do anterior, mas no ano seguinte. A juntar às forças / fraquezas do anterior, achamos interessantes os separadores dos vários temas com uma consistência gráfica interessante entre eles, utilizando a metáfora do origami, assim como a forma como se “abriam” para apresentar o tema.

 

The growth of the Euro Area (link)

A grande força deste vídeo, que mostra o crescimento da União Europeia, é a utilização da tecnologia 3d que, associada à metáfora da construção pontes para simbolizar a crescente união, cria um efeito visual muito interessante e belo.

A mensagem é forte, e a imagem complementa muito bem a mesma, captando a atenção de quem vê para a ideia que se pretende transmitir.

 

200 countries, 200 years, 4 minutes (link)
Documentário com a intervenção de Hans Rosling que possibilita a expansão da mente e a reflexão directa acerca de como a população evoluiu desde o passado, qual a situação presente e as tendências para o futuro, que são normalmente preocupações cada vez mais presentes em cada individuo que é pro-activo e modificador do seu próprio destino. A demonstração flexível e divertida, torna atractivo um processo de divulgação normalmente estático e unicamente informativo. Apesar do uso de dados estatísticos acerca do passado, presente e suposto futuro, a interacção e dinâmica da demonstração dos mesmos torna o processo de percepção mais eficaz. O carácter lúdico e palpável do documentário esconde uma mensagem muito importante: o Mundo sem estatísticas e reflexão torna-se confuso, mas através das mesmas conseguimos tomar controlo sobre as nossas vidas e ver o Mundo no seu verdadeiro aspecto. A utilização das novas tecnologias, neste caso, da realidade aumentada e edição vídeo é um aspecto diferenciador.

Apesar da grande atractividade visual e o dinamismo presente em toda a duração do vídeo, consideramos que a rápida transição dos conteúdos pode por em causa a eficácia da transição dos conteúdos para o público-alvo. O público-alvo a atingir também se pode tornar muito restrito.


The Lisbon Treaty's Social Side (link)
O video trata-se de uma infografia produzida pela European Anti-Poverty Network (EAPN) Ireland, e através da exposição dinâmica de conteúdos e informações textuais, apoiados por simbologia adequada a cada afirmação, de um assunto de certa forma desinteressante, pelo menos para a maior parte da população, consegue-se atrair a atenção dos mais desinteressados. A forma como os conteúdos se interligam e a constante indagação acerca das vantagens e desvantagens da temática em questão, cria o sentimento de curiosidade e a vontade de dar opinião e debater. A bipolaridade dos argumentos é bastante importante para fomentar a discussão e argumentação.

Corre-se o risco de descentralizar o objectivo do projecto, de maneira que a mensagem não se consegue transmitir, devido à focalização no grafismo e não nos conteúdos.

 

Inovation Union (link)
A Inovation Union é uma das iniciativas da Comissão Europeia e tem por objectivo aumentar as condições e o acesso a financiamento para a investigação e inovação na Europa, para garantir que as ideias inovadoras de transformem em produtos e serviços que criam o crescimento dos empregos. O vídeo incorpora diferentes tecnologias e no geral inova quanto à demonstração de conceitos e objectivos na Europa, no entanto, torna-se um pouco vago.

 

A completar os textos anteriores, encontra-se em anexo um documento pdf com a definição dos produtos analisados no levantamento do estado da arte e a tabela da análise swot realizada: 

 

Levantamento do estado da Arte.pdf

Análise SWOT do Estado da Arte

 Análise SWOT

 

 

Analisando todos os vídeos anteriormente citados podemos retirar algumas conclusões que, confrontadas com a nossa missão, visão, valores, cultura e personalidade associadas, e com a análise SWOT que realizamos do nosso projecto (ver Pressupostos iniciais e análise SWOT do projectoEuragora.pdf), nos ajudou a compreender quais os nossos objectivos e aquilo que queremos realmente por em prática no projecto Eurágora.

Os dados estatísticos recolhidos serão transmitidos através de infografias simples e claras, que captem a atenção do espectador. Integraremos, a cada uma das partes do vídeo, testemunhos que darão um carácter fidedigno e de interacção do público-alvo ao documentário. Por fim, e uma vez que é uma característica que nenhum destes produtos analisados possui, daremos destaque à plataforma de partilha e discussão do documentário e do tema associado. Este é, de facto, o nosso ponto forte: o carácter interventivo e participativo que o documentário tomará. 



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO