vpmoliveira @ 23:06

Dom, 20/02/11

 Na passada Sexta-feira realizou-se a segunda reunião com os orientadores de projecto.

 

O grupo começou por fazer uma curta síntese do trabalho realizado ao longo da semana, mostrando os resultados das nossas pesquisas de estado da arte.
Depois, apresentamos as ideias que desenvolvemos para a estrutura do documentário (duração, tipo e estrutura) e os orientadores deram algumas sugestões relativas essencialmente à estrutura do documentário e à sua duração. O professor Ferraz apresentou uma sugestão que o grupo achou muito interessante: criar um documentário que se fosse construindo dinamicamente. 


A ideia baseia-se em não criar um documentário linear e de uma só vez, mostrando-o e, assim, recebendo feedback apenas no final, mas dividir o mesmo em partes. Depois de criar a primeira parte, (que poderá, eventualmente, corresponder a um dos temas que pretendemos abordar), este seria mostrado a um grupo de pessoas que dariam o seu feedback e seria baseado nas suas reacções que melhorávamos a primeira parte e criávamos a segunda. Íamos assim testando o nosso documentário e a reacção que este provoca no público-alvo ao longo da construção do mesmo. Esta ideia mostrou-se bastante interessante e pertinente para nós uma vez que pretendemos fomentar a reflexão e a discussão dos espectadores acerca do tema e não apenas transmitir informação. 


Foi depois discutida a hipótese de pôr esta ideia em prática junto do “focus group” que o aluno de mestrado Carlos Reis (que está a desenvolver um projecto baseado no mesmo tema) está a juntar para o seu projecto. Esta opção foi, posteriormente, posta de parte, uma vez que o tempo que dispomos é curto e poderíamos ter dificuldades em conseguir conciliar a nossa calendarização com o do focus group. Optamos, então, por criar um com alunos da universidade, especificando assim a idade para os 18 até os 25 anos. 
Através de reuniões com esse grupo, que pretendemos que tenha cerca de 8 pessoas, de ambos os sexos, diferentes cursos, idades e nacionalidades, vamos construindo o nosso documentário, seguindo as suas sugestões e construindo as nossas conclusões com base naquilo que vai sendo discutido. As suas ideias e argumentos poderão ser integrados no vídeo em forma de testemunhos, tornando-o mais rico. 


O último tópico discutido foi relativo à plataforma de partilha do vídeo. Na última reunião, o grupo ficou com a tarefa de procurar mais informação sobre as duas opções possíveis: criar de raiz ou trabalhar a partir de um CMS. Tendo em conta o tempo disponível e a utilidade da plataforma, o grupo optou por criar com base num CMS. Assim, o próximo passo é escolher qual o mais apropriado. 


Fica aqui um resumo rápido da reunião e do post de tamanho familiar:

Síntese do trabalho realizado até á data;

Discussão e confronto de ideias relacionadas com a duração, tipo e estrutura do documentário;

Divisão do documentário em secções , por temas, e inclusão de testemunhos captados num focus group;

Decisão dos detalhes da constituição do focus group;

Decisão da construção da plataforma de partilha do vídeo com base num CMS. 

 

Focus Group

 



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO