vpmoliveira @ 02:33

Sex, 10/06/11

Testes de Usabilidade

Para o teste de usabilidade, o grupo usou 3 ferramentas: um Cognitive Walktrough, com um guião de tarefas para o utilizador realizar, uma tabela de registo de dados / comentários do utilizador (através da técnica de Thinking Aloud) e um inquérito final de satisfação do utilizador.

 

Ao efectuar o teste, foi possível ao grupo identificar 3 problemas de usabilidade na nossa plataforma:
- A posição do formulário de contacto
- A posição do formulário de registo
- A colocação de vídeo nos comentários

Essas foram os aspectos que os utilizadores mais comentaram, mesmo que não se tenham reflectido em cliques ou erros, pois nos dois casos o problema era os utilizadores andarem a procura do modo de efectuar as tarefas, necessitando, no caso do upload de video, do auxílio do grupo.
Em relação ao formulário de contaco, o principal aspecto negativo era o facto de se localizar no fundo da página, no footer. A maior parte dos utilizadores demorava um pouco a encontrá-lo por ter de fazer o scroll ao longo da página.


Já o formulário de registo, o facto de não se localizar no header provoca um pouco de hesitação nos utilizadores, pois é o lugar comum onde estes elementos se encontram.
Estes dois pequenos problemas não são, no entanto, alarmantes, pois não causaram confusão nos utilizadores, como os mesmos apontaram nos inquéritos de satisfação. Apenas são os aspectos que demoram mais a ser encontrados.


Quanto à colocação do vídeo nos comentários, a opção de colocar o url do vídeo, sem precisar do embbed e apenas tendo de “deslinkar” o mesmo revelou-se complicada para os utilizadores. A tentativa de alertar os utilizadores para esse facto com uma tooltip informativa também se revelou pouco eficaz, pois os utilizadores não viam o botão. Esta é uma questão fundamental para o grupo resolver.
Outra das tarefas do questionário que causou alguma dificuldade aos utilizadores testados foi o sistema de legendagem do youtube que é pouco intuitivo e prático. Este, no entanto, não é algo que seja da responsabilidade do grupo, logo não o podemos resolver.


Outro aspecto constatado nos testes está relacionado com as próprias funcionalidades do wordpress. A partir do momento que o utilizador está logado, surge uma barra no topo que permite igualmente pesquisar na plataforma, terminar sessão e editar o perfil.

Assim, três dos cinco utilizadores testados utilizaram essa ferramenta, e não a barra implementada pelo grupo ou os botões de editar perfil e fazer logout. No entanto, pensamos que isto não é um problema, e dá liberdade ao utilizador de utilizar o que for mais intuitivo.

 

Para completar os elementos utilizados para o teste, e a título de curiosidade, o grupo usou uma ferramente online chamada “ClickTale” (http://www.clicktale.com/), que rastreia diversos elementos num site como o número de cliques, as “heat zones”, ou seja, que são mais clicadas ou onde o mouse passa mais frequentemente, etc. 

O grupo fez o registo dos cinco testers e monitorizou as zonas mais clicadas e os locais de passagem do rato, originando os seguintes documentos:

  

(Obs.: no mapa de cliques há uma zona que está oculta por não apresentar nenhum clique)
 

Testes de Compatibilidade


Efectuando os testes de compatibilidade entre browsers e concluímos que grande parte dos problemas prendem-se com o não reconhecimento de CSS3 por parte do Internet Explorer. No entanto, não é grave uma vez que tudo está funcional, são pequenos pormenores como fade-ins nos botões ou os cantos dos formulários.
Dois outros problema surgiram recentemente e são esses que prendem agora a atenção do grupo: os comentários recentes, no footer, não estão a respeitar a grelha e ultrapassam o espaço que lhes é destinado, e o botão de pesquisa, a lupa, não está alinhada com o campo de inserção de texto.
 

 



Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
blogs SAPO