pedrovitoria @ 22:48

Ter, 07/06/11

 

Para a entrega TP6 foi proposto inicialmente que seriam desenvolvidas as restantes páginas que consitutem a plataforma, bem como as 2 funcionalidades que estavam em falta na home: mostrar e inserir comentários e mostrar os comentários recentes.

Todos estes objectivos foram cumpridos, embora ainda tenham alguns bugs a resolver. Além deles ainda foi complementada a experiência de comentar com um botão de ajuda à acção e foram também corrigidos alguns pequenissimos pormenores a nivel gráfico de estruturação da página.

 


Comentários e formulário de comentários na HOME

Originalmente e após a implementação do template base para a plataforma, na homepage não apareciam nem os comentários efectuados nessa página, ou seja ao vídeo do documentário, nem o formulário de inserção de comentários para essa mesma página.

 

Após pesquisa sobre este problema, foi encontrada a simples solução de “dizer que a página tem comentários”: $withcomments = "1" e assim os comentários e o seu formulário já aparecem na home.

 

Com esta implementação apareceram 2 bugs: a barra que serve para o utilizador formatar o seu comentário não aparece na home e quando submetemos um novo comentário a página “salta” para a página de post único, página essa que aparece desformatada, pois não era suposto a mesma aparecer (deveria manter-se na página onde o comentário é inserido). Embora ainda não estejam corrigidos estes bugs, estes são a grande prioridade agora para que idealmente estejam resolvidos a tempo de serem testados.

 

Comentários recentes

 

Como o widget fornecido pelo Wordpress para colocar no footer não reconhecia a nova estrutura criada por nós, foi necessário construir todo o mecanismo de pesquisa na BD e impressão da informação no local correcto.

 Assim sendo foi necessário recorrer ao workbench para descobrir os nomes das tabelas base que são criadas pelo Wordpress, e pesquisar a sintaxe de acesso aos dados nas tabelas (http://codex.wordpress.org/Function_Reference/wpdb_Class). Com esta sintaxe apareceu o primeiro “problema” pois de todas as sintaxes apresentadas, só era possível fazer querys a uma linha de cada vez, sendo assim impossível de fazer um repeat region. Assim sendo recorreu-se a um sistema de pesquisa pelos últimos 3 IDs dos comentários para que os 3 últimos comentários aparecessem sempre no footer.

Para que estes comentários não extravasem os limites da sua área de aparição, foi limitado o número de caracteres a ser pesquisado a 95.

 

Tooltip em Jquery

Como mecanismo de ajuda ao utilizador foi criado um botão () por baixo do formulário em que, quando o rato passa no botão, aparece uma tooltip que informa o utilizador para a particularidade de ter de deslinkar o URL de sites como o youtube ou o vimeo para que o plugin instalado assuma o link e faça automaticamente o embed. Para este mecanismo funcionar, foi necessário “linkar” o ficheiro de jquery a partir do site do mesmo para que a tooltip funcione.

Com esta implementação apareceu um novo erro: a tooltip só aparece na homepage. Como a invocação desta acção está escrita no ficheiro header.php, que está presente em todas as páginas, supostamente deveria aparecer correctamente em toda a plataforma. Este também é um erro no qual está focada a atenção do grupo.

 

 

Ajustamentos gráficos

Após conversa com o professor Pedro Amado e tendo em conta os comentários efectuados aquando a última entrega, foram feitos alguns reajustamentos a nível de CSS, nomeadamente:

·      Espaçamento superior do botão de login.

·      Reforço da margem de identação da encadeação dos comentários.

 

 

Link para a plataforma:http://blogs.ua.pt/Euragora/

 



De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Blog do projecto do 3º ano de NTC no âmbito da UC de Projecto.
Pesquisar
 
Ligações
diigo library
Arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO