Na realização do teste ao documentário obtiveram-se 32 inquéritos preenchidos.
Os dados foram posteriormente inseridos no Microsoft Excel e foi gerado o seguinte conjunto de gráficos que correspondem a cada uma das perguntas do inquérito.
Figura 1 - Representação gráfica representativa dos dados recolhidos
Conclusões sobre os dados recolhidos
Depois de tratados os dados, e observando os gráficos, tendo em conta as respectivas escalas utilizadas em cada pergunta, as conclusões são:
“Que temas aborda este excerto do documentário?”
Todos os participantes assinalaram como resposta “Media e Cultura” e “Internet”. Sendo estes os temas que foram abordados neste trecho, pode-se concluir que os separados utilizados na identificação dos temas estão bem visíveis, sem necessidade de alteração.
“De um modo geral, quanto à velocidade da informação textual, consideras que seja:”
As respostas dividiram-se em 2 grupos: 19 dos inquiridos disse que a velocidade da informação textual é Algo lenta; 13 disseram que é Adequada.
Apesar dos resultados dizerem que a velocidade do texto é algo lenta, o grupo, depois de nova visualização e análise do doumentário, optou por prolongar o tempo de permanência de alguns trechos com informação textual, por considerar que a pergunta pode ter sido mal interpretada. Sendo assim, definiram-se os seguintes objectivos (com vista o melhoramento do produto):
- Observar as velocidades das informações textuais e identificar os casos onde surgem mais rapidamente;
- Reduzir as velocidades para dar mais tempo ao visualizador de perceber todos os conteúdos textuais.
De um modo geral, no que diz respeito à velocidade dos gráficos, consideras que seja:
Apesar das respostas se dividirem por 4 grupos, a maior concentração focou-se em dois: 18 dos participantes assinalaram que a velocidade dos gráficos é adequada; 11 disseram que era algo rápida. Só 2 afirmaram ser algo lenta e 1 demasiado rápida.
Pode-se concluir então que é necessário alterar a velocidade dos gráficos, tendo em conta a dispersão das respostas, forçando uma análise gráfico a gráfico.
Os objectivos serão:
Clareza da informação, sendo que 0 corresponde a nada clara e 10 a muito clara?
As respostas concentram-se nas possibilidades de resposta do 6 ao 10, existindo 2 pessoas que classificaram a clareza da informação com um 4.
Conclui-se que a informação está bem explicita, tendo sido a avaliação positiva.
Qualidade técnica, sendo que 0 corresponde a muito fraca e 10 a muito boa?
Tal como a resposta anterior, a avaliação é maioritariamente positiva. As respostas concentram-se nas possibilidades 5 a 10, havendo maior concentração na possibilidade 8 (11x) e 9 (9x).
Qualidade de som, sendo que 0 corresponde a muito fraca e 10 a muito boa?
Os resultados para esta questão foram mais dispersos. Apenas a classificação 1 e 2 não foram assinaladas por nenhum dos participantes. Apesar de termos um número significativo de possibilidades assinaladas compreendidas entre os valores 6 a 10 (27 das respostas), ainda existem participantes que assinalaram respostas consideradas negativas.
Como o objectivo é termos, não só um som razoável, mas uma qualidade de som elevada, concluiu-se que este deverá ser melhorado.
Os objectivos serão assim os seguintes:
Como classificas o volume (música de fundo):
Dos 32 participantes, só 4 é que classificaram o volume como Elevado, sendo que os restantes 28 referiram que o volume é Adequado.
Conclui-se que não surge a necessidade de alterar o volume da música de fundo.
Como classificas o volume (intervenções do focus group):
As respostas concentraram-se em 2 grupos: 25 dos participantes classificaram o volume das intervenções do focus group como Adequado; 7 assinalaram o volume como Baixo. Neste caso já existe uma percentagem mais considerável de participantes a identificar o volume como baixo.
Devido a estes resultados, e também pela existência de ruído em alguns dos trechos, concluiu-se que o som deverá ser editado.
Os objectivos serão: