Usabilidade e Conteúdos
Para o documentário, os tipos de teste mais importantes são os que representam a eficácia, eficiência e satisfação desde os métodos de transmissão da informação até à apreensão dos conteúdos.
Os testes a realizar ao documentário não podem seguir a tipologia de testes que são utilizados em contexto web., visto que não existe uma interacção directa com os utilizadores, que neste caso são visualizadores que apreendem os conteúdos.
Assim sendo, os 3 atributos principais de especificação e avaliação de usabilidade (eficácia, eficiência e satisfação) assumem os seguintes objectivos:
Eficácia –transmissão da mensagem (conteúdos);
Eficiência – se os conteúdos são apreendidos pelos visualizadores da melhor forma possível;
Satisfação – se o utilizador fica satisfeito com o que visualizou.
Participantes
No contexto audiovisual, quanto maior o número de participantes, mais adequada vai ser a análise dos resultados, possibilitando uma melhor correção dos conteúdos e técnicas de transmissão dos mesmos. Quanto às idades, convém abranger o máximo o nosso público-alvo (dos 18-25 anos).
Contexto
O contexto de utilização poderá ser variado (desktop, dispositivos móveis, portáteis, projeção), ou seja, o ambiente de realização do teste será não controlado.
No caso, será num anfiteatro do departamento23, no anfiteatro 2.
Técnicas de teste
No caso dos testes ao documentário não poderão ser utilizadas técnicas de teste que recorram a interação com o utilizador, como o Cognitive Walktrought ou o Thinking Aloud, utilizados na plataforma.
Assim, os participantes irão ver/ouvir o trecho do documentário.
Técnicas de recolha de dados
Questionário, no qual estão presentes algumas escalas que variam quanto ao tipo de questão. (http://www.scribd.com/fullscreen/567975
Materiais necessários para a realização do teste: anfiteatro, computador, projector, sistema de som e questionário.